segunda-feira, 17 de maio de 2010

4º ENCONTRO DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS


Em 28 de abril último, a PREX sediou um evento inédito na UNITAU, Taubaté - o 4º. Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Paulistas. O evento reuniu os pró-reitores de extensão e assessores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e da Universidade Federal do ABC (UFABC) com o intuito de discutir a participação da extensão universitária no desenvolvimento das políticas públicas no Estado de São Paulo. O Encontro também proporcionou a discussão do programa do 1º Congresso Paulista de Extensão (I COPEX) que ocorrerá entre 26 e 28 de setembro de 2010 na UNICAMP.

Durante o Encontro de Pró-reitores de Extensão na UNITAU o Prof. Dr. Mauro Castilho apresentou a cartilha “Taubaté: viagem pela história de nossa cidade”, material elaborado pelo Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade de Taubaté (CDPH) e direcionado aos alunos do Ensino Fundamental I, em especial aqueles matriculados nos quatros e quintos anos amos da rede pública de ensino municipal. A cartilha foi financiada pelo Programa PROEXT-CULTURA do governo federal, que selecionou o projeto “Patrimônio, memória e preservação: o uso de fontes primárias no ensino de História”, no final do ano de 2008. As informações e atividades contidas no material foram sistematizadas a partir do acervo documental do CDPH e de uma pesquisa de campo realizada em quatro escolas municipais da rede de ensino, localizadas nos bairros de Santa Luzia, Caieiras, Monte Belo e Gurilândia, selecionadas pelo Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal, que, desde o início do projeto, abriu as portas da rede de ensino, acompanhando e assessorando os trabalhos. Esse trabalho de extensão viabilizou o diálogo necessário entre Universidade e escola pública, contribuindo na formação continuada de professores e no aprimoramento da cidadania dos alunos.


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